Marcelo Crispim

sexta-feira, agosto 03, 2012



A “Igreja cristã” contemporânea tem sofrido da sindrome de falta de propósito. Pessoas estão indo à igreja somente para encontrarem amigos, conhecerem pessoas ou simplesmente preencherem um horário vago na agenda. A igreja deixou de ser um local de adoração e serviço, para se tornar um “fest food” da fé. Isso tem gerado crentes obesos, sem vida e saúde espiritual para correrem a carreira da fé. O verdadeiro propósito precisa ser restaurado, o que nos leva a fazermos a pergunta: qual é o propósito da igreja?
O propósito da igreja é anunciar através de palavras e vida o Cristo crucificado. Anunciar implica vida de serviço integral, comunitário e pessoal. Não pregamos a nós mesmo, nossa igreja, nossa cultura, mas, o Cristo crucificado como poder de Deus. Com isso, reafirmamos[1] que Deus controla a história e alcança seus propósitos pelo poder oculto da Cruz. E sustentados por este poder estamos dispostos a perseverar, viver em santidade, servir mesmo em meio ao sofrimento, amar o próximo e servir o Reino de Deus até a vinda do autor e consumador da nossa fé – Cristo Jesus[2].
Nós declaramos que não exite Missão da Igreja sem a Cruz[3]. Não podemos entender o propósito da Igreja sem a necessidade da crucificação. A cruz confronta e redime o homem, humilha e transforma. A cruz é o fundamento da esperança. Nela está consumado o propósito redentivo de Deus para a humanidade (1 Co 1.18-25). Na cruz está a certeza e segurança da proclamação missionária produzir seus frutos (Jo 12.23-24). A cruz é o paradigma do chamado martirico da Igreja. “A missão leva à paixão[4]” que conduz ao anuncio de Cristo e este crucificado.
Quando nos reunimos se faz necessário lembrar que aos pés da cruz nos despojamos para servir. Reunimo-nos para adorar Jesus Cristo, o Redentor e Senhor. Trazemos nos lábios a mesma confissão do Apóstolo Paulo: Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas 2:20


[1] Declaração Oficial da Assembléia de Willingen, 1952.
[2] STOTT, John. A cruz de Cristo. São Paulo, Editora Vida, 2006, pp.148
[3] STOTT, John. Ouça o Espírito, Ouça o mundo. São Paulo, ABU Editora, 2005, pp.158
[4] WEBSTER, Douglas. Yes to Mission (SCM, 1966), pp. 101-102.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial